A função do líder no compartilhamento e na troca de informações

Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

No universo organizacional, a liderança é considerada um aspecto primordial para a condução de um negócio e para o bom desempenho de uma atividade. Bons líderes conseguem incentivar suas equipes para que elas busquem os melhores resultados pessoais e organizacionais, possuem a função de organizar processos que beneficiem a todos e devem estar atentos ao clima da empresa.

Atualmente, fala-se muito do papel da liderança como promotora da sinergia interna, já que o desempenho de uma organização e, consequentemente, dos colaboradores depende do engajamento de todos em prol de um objetivo único.

Mas para que a liderança consiga efetivamente influenciar seus colaboradores, qual a importância da disponibilidade de informações e conhecimentos para um colaborador na hora que ele precisa e como a liderança pode fomentar esse processo?  O líder deve dar o exemplo e garantir que as informações, conhecimentos e aprendizados necessários para o desempenho de uma função e  tomada de decisão sejam transmitidos da melhor forma, cuidando para que o processo de comunicação seja efetivo.

Todo colaborador detém informações, conhecimentos e aprendizados que agregam valor à gestão da empresa. Na medida em que se promovem práticas que estimulam a comunicação entre a liderança e os colaboradores, e esses entre si, o processo flui melhor, gerando uma empresa ágil, eficiente, diminuindo os erros e a necessidade de retrabalho, resultados da ausência de informação.  Essa atitude também promove o sentido de pertencimento e de propósito no colaborador, que acaba produzindo melhor. A liderança deve ter em mente que nem tudo que se lê se entende. Nem tudo que é falado é ouvido, nem tudo que é ouvido é escutado, nem tudo que é escutado é compreendido e nem tudo que compreendido é praticado. A efetividade da comunicação tem de ser vista do ponto de vista do receptor, que tem de entender e validar aquela informação para assegurar que a mensagem seja de fato interpretada, compreendida e disseminada, se for o caso.

Conheça alguns aspectos que auxiliam com que cada colaborador dentro de uma organização disponha das informações e conhecimentos para exercer bem sua função:

-Comunique conhecimentos, resultados, metas, elogios, críticas e aprendizados da forma mais assertiva possível; celebre resultados e conquistas e evite que áreas da empresa se transformem em silos de informação, gerando uma competitividade hostil, que acaba impedindo com que todos se desenvolvam;

– Atente-se para a forma de comunicação, que pode acontecer de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente, entre pares e áreas. Assegure para que todas as partes que podem ser beneficiadas ou afetadas pela informação a recebam, para que possam desempenhar suas atividades com autonomia e alicerçadas em dados e fatos;

– Certifique-se que exista confiança entre as partes. Estabeleça um ambiente de cooperação que exige atenção permanente nas pequenas ações de cada um, promovendo a transparência e a maturidade das relações. O bom exemplo ainda é a melhor maneira de estabelecer a confiança e de ser uma liderança inspiradora;

– Escute opiniões, sugestões ou críticas, as quais devem ser avaliadas, tratadas. É importante ainda dar um retorno às contribuições recebidas, bem como sobre as questões que envolvem o clima da empresa e a realização das atividades e dos processos;

– Promova um ambiente no qual as pessoas sintam condições de se expressar livremente, no qual suas contribuições sejam tratadas com o devido respeito;

– Assegure a capacidade de interpretação das informações recebidas por todos os forem comunicados, para que esses possam entendê-las claramente. Além de informações de cunho técnico-operacional, é igualmente importante compartilhar com todas as partes informações relacionadas aos comportamentos e a atitudes desejadas;

– Garanta que todos se sintam corresponsáveis pela realização dos objetivos e metas comuns;

– Faça uso de múltiplos canais para interagir e prover informações aos colaboradores, considerando que as pessoas possuem diferentes estilos de aprendizagem,  explorando tanto recursos visuais como auditivos.