Transforme a crise em oportunidade

A CEO da Stefanini, empresa de tecnologia, explica por que a crise pode ser benéfica se bem usada

Por Monica Herrero*

Em tempos de crise é preciso ir além, inovar, buscar novas experiências e olhar para aqueles que estão triunfando. Mais do que isso, é preciso identificar oportunidades em meio às fragilidades econômicas, pois superar não é uma escolha, é uma necessidade atual.

Os períodos de crise são momentos propícios para as empresas evoluírem. Essas situações estimulam a inovação para vencer os desafios e fazer a diferença diante de cenários desfavoráveis. Em casos mais críticos, as empresas necessitam repensar a sobrevivência do próprio negócio. Estimular os funcionários e colaboradores, trazer a equipe para junto de si, motivar e apostar no crescimento orgânico.

O cenário econômico pode não ser um dos mais animadores, com uma carga tributária apontada como uma das mais altas do mundo, aumento da inflação, desemprego e desaceleração de investimentos. Apesar das adversidades, é preciso seguir em frente. Tentar fazer a diferença num momento de instabilidade, sem desistir das iniciativas previstas e do País.
Para isso, é preciso garra, determinação, empenho, energia, vontade de trabalhar e de mudar. Cada vez mais, precisamos de pessoas que queiram fazer a diferença.

Apostar em um planejamento estratégico nos dias atuais, levando em conta que passamos por um processo de instabilidade financeira, se tornou ferramenta imprescindível para o sucesso de uma organização. Ele se traduz em medidas que a organização irá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades. Portanto, o planejamento estratégico pode significar a sobrevivência no amanhã, pois as mudanças econômicas, sociais, tecnológicas e políticas ocorrem numa certa velocidade e precisamos acompanhá-las com firmeza.

Tudo isso nos faz repensar a célebre frase de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Não necessita de explicação científica, nem teórica. É simplesmente o que vivemos desde a origem da humanidade. Temos a inexorável capacidade de nos adaptar ao meio em que estamos inseridos, e isso engloba as crises pelas quais passamos ao longo da história. Quem não se adapta, corre o risco de ficar fora do jogo.

Para acompanhar todas as transformações da sociedade, é necessário acreditar piamente na inovação e investir no aumento da produtividade. Criar novas formas de renda, desenvolver novos produtos ou serviços, cortar gastos desnecessários e reinvestir de forma consciente e com um objetivo definido. Criar diferenciais é primordial para quem se arrisca em qualquer mercado e, em momentos de crise, a inovação segue como um caminho natural para as empresas evoluírem.

*Monica Herrero é CEO Brasil da Stefanini

Fonte: http://vocesa.uol.com.br/noticias/carreira/transforme-a-crise-em-oportunidade.phtml#.Vu_aU-IrLIU