Construir uma empresa requer o know-how para construir equipes duradouras.
É por isso que a maioria dos gestores nunca se torna líder e a maioria dos líderes nunca chega ao mais alto degrau da liderança: é necessário ter a capacidade de dominar a “arte das pessoas” e saber como manobrar centenas (se não milhares) de colaboradores no lugar certo e na hora certa. Significa saber como cada um pensa e como melhor utilizar as suas competências, com razão em todos os momentos. Trata-se de uma partida de xadrez contínua – um único movimento errado pode custar muito caro à empresa.
O portal Forbes reuniu seis maneiras de construir equipes bem sucedidas e duradouras:
1 – Esteja ciente de como você trabalha
Como líder de uma equipe, você deve ser extremamente consciente de seu estilo e técnicas. Eles são realmente tão eficazes quanto você pensa? São bastante aceitas pelo time? Avalie a si mesmo e seja crítico sobre o que você pode melhorar, especialmente em áreas que beneficiarão seus liderados.
2 – Conheça o resto da equipe
Da mesma forma que você precisa de tempo para maximizar seu desempenho e atingir resultados, deve reservar momentos para conhecer sua equipe e incentivar um bom convívio. É de extrema importância cuidar, entender as necessidades e abraçar as diferenças. Identifique os pontos fortes e as capacidades de seus colaboradores – os ativos reais que cada membro traz, aqueles que ficam para trás e que ainda estão por ser desenvolvidos.
3 – Defina claramente papéis e responsabilidades
Ao completar com sucesso a etapa 2 poderá, de forma mais eficaz, definir claramente os papéis e responsabilidades de sua equipe. Agora, não pense que este é um passo fácil. Frequentemente, você verá que os papéis ideais das pessoas estão fora de seus job descriptions. As responsabilidades de cada membro do time também devem ser interligadas e interdependentes.
4 – Seja pró-ativo com feedback
Feedback é a chave para garantir que qualquer equipe permaneça nos trilhos e, mais importante, que melhore a cada dia. Não faça como muitos líderes que esperam surgir um problema para dar feedback; seja pró-ativo e constante, esta é a arte de uma comunicação exemplar e um hábito que deve ser parte de um diálogo natural.
5 – Reconheça
Com um feedback pró-ativo vem o reconhecimento e a recompensa. As pessoas amam o reconhecimento, mas apreciam mais o respeito. Aproveite o tempo para dar a seus companheiros de equipe os elogios apropriados que merecem. Muitos líderes comprometem o desempenho do time por não acreditar que os colaboradores devem ser recompensados por “fazer o seu trabalho”.
6 – Sempre comemore o sucesso
Em tempos onde lidamos com a incerteza diariamente, é essencial comemorar o sucesso. Isso vai além de reconhecimento – trata-se de dar um passo atrás e refletir sobre o que você tem feito e o que você aprendeu durante toda a viagem.
Fonte: 6 Ways Successful Teams Are Built To Last – Forbes