Artigo escrito por Humberto Moura Ribeiro, engenheiro mecânico e de produção formado pela FEI e com MBA em Desenvolvimento Executivo pela FIA, Diretor de Projetos da NBS, com 25 anos de experiência em consultoria em planejamento estratégico, governança corporativa, profissionalização e sucessão familiar, reestruturação de processos, entre outros.
Muito em voga, hoje, estão os questionamentos que envolvem profissionalização nas empresas, em especial naquelas com gestão familiar. No entanto, para entendermos o que significa profissionalização, precisamos entender as bases que sustentam esta ideia. Profissionalização está baseada em duas colunas principais que são a formalização das relações e a separação das questões Familiares e da Propriedade, das questões da Gestão do negócio. Nesta reflexão, vamos nos ater a formalização das relações deixando a segunda coluna para um outro momento.
Profissionalizar, é um caminhar na direção de uma maior grau de formalização nas relações entre as pessoas e suas funções. É a substituição de relações baseadas em afeto, amizade e gratidão por relações baseadas em desempenho. É o pautar das decisões sobre promoção e desenvolvimento de carreira em resultados obtidos e entregas funcionais medidas e não mais no grau de parentesco ou de amizade. O desempenho em um ambiente profissionalizado é o divisor entre as pessoas que crescem, se desenvolvem e aquelas que se estagnam ou são substituídas. As decisões nada tem a ver com grau de parentesco ou de amizade.
Para tanto é preciso começar pela definição, com clareza numérica, de qual é o desempenho desejado pela organização. Quais serão as métricas financeiras e não financeiras que serão perseguidas por todos na empresa e como estas métricas serão medidas. Quais métricas individualmente são influenciadas pela empenho de cada função e para aquelas com influência, qual o grau interferência que cada função tem sobre os resultados das métricas. Assim em combinação ponderada por sua influência nestes desempenhos, cada função pode ser avaliada quanto a sua contribuição com o aquele desempenho desejado pela organização. Desta forma se constrói um modelo de gestão baseado em “desempenho”.
Profissionalizar, em resumo, é gerenciar pelo desempenho. É o exercício de se definir o desempenho individual de cada função, medi-lo e incentiva-lo, seja em um programa de participação nos lucros e resultados, seja em reconhecimento e promoção daqueles com desempenho superior. Profissionalizar significa reconhecer os que entregam resultados. Significa incentivar os melhores a entregar o melhor ao invés de acreditar que parentes e amigos farão isso por serem parentes e amigos apenas. Todos com entregas superiores serão incentivados e reconhecidos e crescerão junto com uma empresa que cresce e se perpetua em um ambiente de alto desempenho.