O ano de 2016 começou com um grande desafio para todos nós. Empresas estão enxugando os custos, a economia se encontra instável e algumas pessoas tiveram a péssima notícia da demissão. Para vencer esses tempos de crise e desemprego, preparamos 7 dicas para você se fortalecer. Confira:
Dica 1 – Pare e analise
Faça uma lista, como um inventário, escrito mesmo, de seus recursos, situação, comportamentos, conhecimentos e habilidades.
A crise é, às vezes, um excelente momento para a gente parar, refletir e fazer um inventário de tudo aquilo que a gente tem de bom. Por exemplo:
– Quem são seus amigos
– Quais são as experiências que você acumulou na sua vida
– Quais são os conhecimentos que você adquiriu
– Quais os cursos que você fez
Entre outras diversas coisas positivas que você possa listar. Não devemos dispensar as coisas negativas também, aquelas que não te auxiliam tanto, mas quem sabe não seja o momento de parar, analisar e pensar se você deve ou não continuar com essas determinadas práticas.
Dica 2 – Faça o que você ama
Procure o que você ama fazer e descubra seus pontos fortes. Isso é muito importante para manter a sua felicidade e saúde, tanto mental como física.
Muitas pessoas pensam que, no momento de crise, devemos, como por obrigação, mergulhar na primeira vaga que surgir.
Obviamente diante do cenário atual e das circunstâncias de cada pessoa, negar novas oportunidades pode não ser a melhor ideia.
No entanto, é importante refletir muito se essa nova oportunidade faz com que você exerça o que realmente tem prazer em fazer, ou se não, acabando por distanciá-lo das funções que se enquadram ao seu perfil comportamental.
O ideal durante a busca é você entender o que te faz feliz, para que você possa mirar o alvo de oportunidades corretamente. Isso não é uma utopia, é algo muito importante para a sua saúde e da sua carreira.
É importante ressaltar que a crise que estamos passando não é eterna, ela vai passar, como diversas outras já passaram.
Dica 3 – Contato é importante
Ativar seu networking, estender seus contatos, se relacionar e se expor são tarefas muito importantes para lidar com momentos delicados, como o nosso atual.
Esse é o momento de sair do esconderijo e de comunicar ao mercado que você está disponível. Com toda certeza, essa comunicação tem que ser feita de forma muito sútil e cautelosa, sem aparentar nenhum tipo de desespero ou pânico.
Aproveite para apresentar suas habilidades para as organizações que se mostrarem interessadas no seu perfil profissional.
Dica 4 – Crie e apresente um projeto
Você deve estar se perguntando: que projeto? Pode ser na sua comunidade de prática, na sua igreja, no clube em que frequenta, em uma associação, entre seus amigos. Até mesmo se você estiver empregado, quem sabe não seja uma boa hora para criar um projeto que agregue valor a sua empresa? Já que, com isso, você consolida a segurança de ser visto como uma pessoa que tem cada vez mais um importante papel para trazer resultados para a organização.
E, para reforçar: você que não está empregado no momento, não deixe de criar um projeto próprio, faça um trabalho voluntário, crie algo que faça com que você tenha que se comunicar cada vez mais, pois, além disso fazer bem para você, as chances para novas oportunidade aparecerão consideravelmente.
Vale destacar:
O que as empresas querem é Resultado e Resultado se resume em Atitudes de Alta Performance. Isso significa que, quando você utiliza seus conhecimentos, seus comportamentos e suas habilidades para exercer uma função, ou um simples projeto, dentro da entidade, seja na área que for, com certeza você vai obter os Resultados almejados.
Dica 5 – Leve em conta o seu talento
Planeje a sua carreira baseada em seus talentos reais.
Como comentamos na Dica 2, não podemos negar as oportunidades levantando as circunstâncias de cada pessoa e realidade. Mas, ao mesmo tempo, é importante que você não tenha uma perspectiva de carreira de curtíssimo prazo, pense sempre em uma perspectiva de carreira a longo prazo, ao aceitar uma vaga.
Se você notar, hoje em dia, as pessoas possuem uma vida produtiva até bem tarde, considerando que em algumas épocas atrás, as pessoas com 40 anos eram consideradas idosas. Pois é. Analisando a nossa realidade atual, podemos ver que muitas pessoas trabalham normal e ativamente até seus 70 e poucos anos. Por isso você deve sim planejar bem a sua carreira e, principalmente, ter prazer no que faz. Por isso, valorize o seu talento natural, valorize o que não se esforça tanto para atingir.
Dica 6 – Aproveite o tempo
Essa dica cabe para quem está ou não empregado. Quando falamos em aproveitar o seu tempo, pensamos em maneiras que você possa torná-los produtivos e que de alguma forma façam com que você cresça, estando dentro ou fora do mercado de trabalho. Aproveite o seu tempo para aprender, para fazer um curso novo, para ler um livro que você não leu ainda, pra criar aquele projeto do qual tratamos na Dica 4. Não desperdice nem um segundo de uma das coisas mais importantes que temos: o tempo.
Dica 7 – Não deixe de acreditar
Não desanime, sustente-se no que você acredita. Deixar de acreditar que você vai conseguir o que deseja só vai dificultar mais ainda esse trajeto de busca por uma nova oportunidade. Por isso não deixe de acreditar, mesmo diante das adversidades, afinal, percalços estão sempre presentes em nossas vidas e nos cobra muita perseverança e determinação para lidar com eles. Por isso não permita que as adversidades lhe vençam, seja forte, firme e pratique o autoconhecimento. Se conhecendo melhor, você saberá mais sobre seus pontos fortes e fracos, e frente a isso, saberá qual a melhor forma de lidar com qualquer que seja o obstáculo que venha aparecer.