Como um chefe ruim pode adoecer os funcionários

Será que aquele chefe que você odeia pode literalmente te matar aos pouquinhos? Um artigo do LinkedIn publicado pela revista Quartz garante que, em longo prazo, o chefe que você não aguenta mais tem efeitos tão nocivos para a saúde quanto fumar passivamente.

E atenção: quanto mais tempo você permanece em um emprego trabalhando para um gerente horrível, maior é o dano a sua saúde física e mental.

A Associação de Psicologia dos Estados Unidos afirma que 75% dos trabalhadores americanos mencionam seus chefes como a maior causa de estresse no trabalho, mas a maioria (59%) dos empregados que tem um gerente ruim não sai do emprego, de acordo com a Quartz.

Pelo visto, as pessoas se acomodam em seus empregos mesmo quando estão sendo maltratadas, o que torna ainda mais difícil pedir demissão e encontrar um ambiente de trabalho mais saudável.

Pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade Stanford, nos EUA, compilaram dados de mais de 200 estudos e descobriram que estresses comuns no trabalho podem ter os mesmo efeitos negativos que a exposição a uma quantidade considerável de fumaça do cigarro dos outros.

A situação de maior estresse no trabalho, que é perder o emprego, faz com que você tenha 50% mais chances de passar por problemas de saúde, diz a Quartz.

Já um cargo que exige mais do que você pode entregar te dá 35% mais chances de ter alguma problema diagnosticado médico.

Sobrevivendo até escapar

Apesar de, em alguns casos, ter péssimos gerentes ser apenas o resultado de um incompatibilidade de personalidades, chefes ruins de verdade existem mesmo.

E como reconhecer se o seu caso é o primeiro ou o segundo? Chefes ruins são excessivamente agressivos, narcisistas e até violentos. Eles costumam dizer frases como “Nós sempre fizemos desta forma”, “Você já deveria estar feliz só por ter um emprego” e “Esse lugar desmorona quando eu não estou aqui.”

Com as dificuldades do mercado de trabalho atualmente, sair e começar algo novo não é tão fácil. Mais comum é a pessoa perder sua motivação para fazer um bom trabalho. Mas há algumas estratégias de sobrevivência simples que podem te ajudam a passar por isso (e se manter motivados).

Tente fazer uma lista com os objetivos do dia, marcando quando concluir cada uma delas. Essa sensação de ter feito algo pode te ajudar a seguir em frente. Desligar do e-mail e do telefone por um fim de semana também pode ajudar a recarregar a bateria para o trabalho – mesmo que por pouco tempo.

 

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/151208_vert_cap_chefe_morte_lab