O mapeamento de perfil comportamental deve ser encarado como um grande aliado dos recrutadores, ajudando-os a promover processos seletivos mais assertivos por meio de uma análise detalhada das habilidades e características de cada candidato. É preciso lembrar-se de que, atualmente, o capital humano é considerado o principal diferencial competitivo para o universo corporativo.
Por isso, a importância de contar com critérios e parâmetros claros, capazes de assegurar uma escolha correta. Somente através de processos de seleção eficientes, é possível formar equipes de alta performance, com profissionais competentes e alinhados à cultura e aos valores da empresa. Além disso, o uso do mapeamento de perfil comportamental pode evitar uma série de custos adicionais, colaborando para uma gestão mais inteligente e enxuta.
Os custos das escolhas erradas
Muitas pesquisas já comprovaram que boa parte das demissões acontece devido a aspectos relacionados ao comportamento profissional, e não diretamente aos conhecimentos técnicos, know-how e experiências anteriores. Dessa forma, é fundamental contar com um bom mapeamento para evitar custos diretos e indiretos, tais como:
Turnover ou rotatividade
Devido aos altos encargos vinculados a folha de pagamento, o turnover (ou rotatividade) é sempre um problema para as empresas. As demissões causam impactos bastante negativos nas contas corporativas.
Integração e treinamentos
Além das despesas com os pagamentos de indenizações e rescisões contratuais, é preciso lembrar-se também das despesas com a integração e treinamento do colaborador, que jamais serão recuperadas.
Novo processo seletivo
Há ainda outros custos envolvidos, como a realização de um novo processo seletivo, através de recrutadores internos ou da contratação de uma agência.
Sobrecarga das equipes
A vaga em aberto por um período maior do que o previsto pode causar a sobrecarga nas equipes desfalcadas ou o atraso na realização de tarefas importantes.
Impactos na qualidade das entregas e nos prazos
Nesse sentido, existe também a possibilidade de perda de qualidade nas entregas, acúmulo de demandas, queda no rendimento dos demais colaboradores e impactos negativos nos indicadores de satisfação e de clima organizacional.
Presenteísmo
Quando não há um alinhamento entre o perfil do profissional e as exigências da vaga, muitas vezes surge o presenteísmo, ou seja, o colaborador está na empresa, mas não exerce suas funções com empenho e dedicação, e esse comportamento pode causar retrabalhos, desvios e até mesmo acidentes.
Promoções fracassadas
Decisões equivocadas sobre promoções internas, também podem causar muitos prejuízos, como conflitos dentro da equipe, ingerência e descontrole sobre processos e resultados. Antes de promover um profissional para uma posição de gestão, é essencial confirmar o potencial de liderança e assegurar a preparação prévia.
O mapeamento de perfil comportamental auxiliando a gestão do capital humano
Através do mapeamento de perfil comportamental, é possível avaliar detalhadamente diversos aspectos de cada profissional, como maturidade, segurança, empatia, poder de negociação e persuasão, capacidade de construir relacionamentos, pensamento criativo, empreendedorismo corporativo, preferências, limitações, potencial de liderança, modelo mental e níveis de motivação interna. Essas informações podem ser comparadas ao perfil ideal, desenvolvido para a vaga em aberto, criando, assim, parâmetros de análise e aderência. Com isso, é muito mais fácil assegurar uma escolha alinhada aos anseios, demandas e cultura da empresa, permitindo a formação de equipes de alta performance.
As equipes de alta performance e a competitividade
É preciso salientar que as equipes de alta performance são fundamentais para aos índices de produtividade corporativa e, consequentemente, para a manutenção da competitividade da empresa perante o mercado. Desse modo, os processos de seleção devem contar com recursos verdadeiramente úteis, como os softwares de mapeamento de perfil comportamental para diagnosticar peculiaridades e avaliar os candidatos, de forma a identificar talentos.
Além disso, o mapeamento serve também para trabalhar o crescimento profissional dos colaboradores, propondo planos de treinamento específicos e aprimorando as competências pessoais, além de auxiliar no desenvolvimento de um plano de sucessão corporativo, essencial para uma gestão estratégica e engajada aos objetivos da empresa.
Fonte: http://www.solides.com.br/como-o-mapeamento-de-perfil-comportamental-te-ajuda-a-reduzir-custos/