O mercado econômico é bastante dinâmico, e é impossível que uma empresa se mantenha relevante se ela não promover mudanças na sua lógica corporativa regularmente.
Nos últimos anos, a opinião popular se tornou mais ciente dos impactos que os humanos e a indústria causam nos ecossistemas de nosso planeta, passando a exigir comportamentos que reflitam uma nova mentalidade voltada para a questão ambiental e social. E assim nasceu o empreendedorismo sustentável.
No post de hoje vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito, sua importância de um ponto de vista estratégico e mostrar algumas práticas que podem ser adotadas por qualquer um.
O que é o empreendedorismo sustentável?
A palavra “sustentável” implica conservação e cuidado. O Relatório de Brundtland apresenta a sustentabilidade como um processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
E o “empreendedorismo sustentável” foi um termo oriundo justamente para explicar negócios que combinam valores econômicos, sociais e ambientais.
A nova geração de empreendedores tem desejos além dos mercadológicos: eles querem mudar o mundo. E por conta desse desejo, acabam desenvolvendo produtos e serviços inovadores, que não se encaixam em nenhum dos nichos definidos pelo mercado tradicional.
Produtos e serviços que carregam consigo a consciência de que foram pensados e feitos de modo a impactar minimamente nosso meio ambiente e, de alguma maneira, contribuir para o desenvolvimento humano.
Como isso pode ajudar minha empresa?
Como mencionamos acima, o consumidor está mais exigente. Mostrar que sua empresa não se conforma aos padrões materialistas das produções desenfreadas acaba por aumentar o seu valor de marca, tornando seu negócio mais rentável.
Na hora de se destacar entre a concorrência, é essencial que sua empresa ofereça um diferencial, que nesse caso é a responsabilidade sobre suas ações. Preste atenção no tanto de companhias que estão investindo nesse novo modo de pensar negócios. Coca-Cola, Google, Apple, Natura, IBM, Unilever são apenas alguns exemplos de empresas visionárias, que estão sempre prontas a empregar novas tecnologias para promover um impacto sociambiental positivo. E isso certamente está funcionando para elas, não é mesmo?
Por onde começar?
Muitos empreendedores pensam que tornar uma empresa sustentável significa gastar muito dinheiro. Mas isso não é verdade! Para se alcançar a sustentabilidade é preciso investimentos que, definitivamente, compensarão a longo prazo. Pense na quantidade que você economizará nas contas de energia ao longo dos anos se trocar seu equipamento por outros que consomem menos energia.
São decisões inteligentes e relativamente fáceis de serem implementadas, mas que só serão eficientes se a cultura de sua empresa acompanhar seus aprimoramentos tecnológicos. Então, leia e pesquise sobre o assunto. Entre em contato com grupos e instituições da área e promova uma troca de idéias. É a melhor maneira de se manter motivado e inspirado. Incentive sua equipe a mudar comportamentos simples, mas que podem evoluir para estratégias mais complexas.
Uma coleta seletiva no seu escritório pode acabar se expandindo para a promoção de um mutirão de reciclagem no seu bairro, por exemplo. Outras atitudes básicas também incluem a opção por produtos reciclados, a economia de luz e água, consumo consciente de papel e outros materiais, etc.
Os modelos econômicos atuais são insustentáveis e o empreendedorismo ecológico significa um passo na direção certa. E você pode fazer parte disso!
Fonte: http://mercadoexecutivo.com.br/entenda-tudo-sobre-empreendedorismo-sustentavel/